Reserva Ambiental Parque das Capivaras

Referência

O Parque das Capivaras tem 42 mil metros quadrados de vegetação de restinga em avançado estágio de recomposição, fauna e flora em uma das regiões mais nobres do município.

A parte estrutural, o parque está protegido com cercas para que os animais não invadam a pista de veículos. Há também trilhas, deques e pontes pela mata, para que os visitantes possam estar mais próximos da natureza. Futuramente será construído ainda um espaço para aulas de educação ambiental e para a sede do Grupo de Escoteiros Costa Esmeralda.

Cerca de 70 capivaras vivem atualmente entre as Ruas 318 e 320, na região próxima ao Rio Perequê que passa por Itapema. Os animais são avistados com frequência pela população que trafega pelas proximidades. O Parque das Capivaras foi idealizado justamente com o intuito de preservar a vida desses roedores, além de outras espécies e a vegetação da área. O local será fiscalizado em parceria com o Grupo de Escoteiros Costa Esmeralda e, mais tarde, será construída uma sede administrativa para aulas de ecologia e meio ambiente.

Localização