Notícias e Novidades

CRESCIMENTO E PROJEÇÃO DE ITAPEMA

    Com uma das maiores taxas de crescimento populacional no Brasil, Itapema viu seu contingente de moradores mais que dobrar na última década e meia, saltando de 25.862 no início do ano 2000 para 61.187 17 anos depois, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Atualmente, durante a temporada de verão, Itapema chega a receber, aproximadamente, 500 mil turistas.


INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO

    A análise dos investimentos em saneamento básico com base na estimativa populacional da cidade e no potencial turístico de Itapema resultou em investimentos da Conasa Águas de Itapema superiores a R$ 140 milhões nesses 14 anos, aplicados às necessárias e importantes melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, o que elevou o município ao patamar de melhor serviço de saneamento básico de Santa Catarina.

100% DE ABASTECIMENTO COM ÁGUA TRATADA

Desde 2004, a Conasa Águas de Itapema veio construindo e ampliando os reservatórios de água tratada, contando hoje com cinco modernas Estações de Tratamento (ETAs), todas com rigoroso controle de qualidade. A capacidade de produção total da cidade em todas as ETAs é de quase 50 milhões de litros dia e a reservação de água tratada superior a 9 milhões de litros. Itapema possui ainda uma lagoa de reservação de água bruta, construída pela Conasa, com capacidade de 290 milhões de litros.

ETA Morretes

ETA Areal


COLETA E TRATAMENTO DO ESGOTO EM EXPANSÃO

A coleta e o tratamento do esgoto, que não existiam em 2004, receberam investimentos em instalações de redes coletoras, interceptores, emissários e estações elevatórias, culminando com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto em 2007, no bairro Morretes. Os investimentos garantiram a melhoria crescente na qualidade de vida dos habitantes de Itapema e do meio ambiente, projetando a cidade como referencial destino turístico para o país. Hoje, o processo de esgotamento sanitário correto já atende a 74% da população do município, com avanços projetados para os próximos anos.

Fonte: Folha Estado